Dia do Professor .Você conhece a prece do educador ??? O que é educação ???


Prece do Educador


Senhor,

Que eu possa me debruçar sobre cada criança e sobre cada jovem, com a reverência que deve animar minha alma diante de toda criatura tua  !
Que eu respeite em cada ser humano de que me aproximar, o sagrado direito de ele próprio construir seu ser e escolher seu pensar!
Que eu não deseje me apoderar do espírito de ninguém, imprimindo-lhe meus caprichos e meus desejos pessoais, nem exigindo qualquer recompensa por aquilo que devo lhe dar de alma para alma!
Que eu saiba acender o impulso do progresso, encontrando o fio condutor de desenvolvimento de cada um,  dando-lhes o que eles já possuem e não sabem, fazendo-os surpreenderem-se consigo mesmos!
Que eu me impregne de infinita paciência, de inquebrável perseverança e de suprema força interior para me manter sempre sob o meu próprio domínio, sem deixar flutuar meu espírito ao sabor das circunstâncias! Mas que minha segurança não seja dogmatismo e inflexibilidade e que minha serenidade não seja mormaço espiritual!
Que eu passe por todos, sem nenhuma arrogância e sem pretensão à verdade absoluta, mas que deixe em cada um, uma marca inesquecível, por ter transmitido alguma centelha de verdade e todo o meu amor!



Após ler esta belíssima prece comecei a me perguntar sobre o que é realmente a educação e resolvi procurar. Encontrei uma definição que na minha opinião resume muito bem o que realmente deveria ser  porque segundo Paulo Freire  " nós somos condicionados e não determinados ".

Educação é toda influência exercida por um indivíduo sobre o outro, no sentido de despertar um processo de evolução. Essa influência leva o educador a promover autonomamente o seu aprendizado moral e intelectual.
Trata-se de um processo sem qualquer forma de coação, pois o educador apela para a vontade do educando e conquista-lhe a adesão voluntária para uma ação de aperfeiçoamento.
Educar é pois elevar, estimular a busca da perfeição, despertar a consciência, facilitar o progresso integral do ser.   
( Dora Incontri- Educadora )



Ao que parece existe uma grande divergência quando se fala em educação porque isto é sempre confundido com o processo de integração da criança na sociedade. Sei que a educação passa por todas as faixas etárias mas tomei  a criança como exemplo porque todos nós sabemos ser onde tudo começa. Algo que também até hoje não está muito claro por conta das falhas do sistema educacional no Brasil é a ligação da educação com a instrução. Instrução é a  transmissão de um conteúdo cognitivo*. Claro que também é uma forma de educar, de educação, porém é mais limitada. A  verdadeira educação abraça um conceito  mais global  e é importante que todos nós estejamos atentos a isto.
Instruir alguém é passar conhecimentos prontos, algo que as escolas aos " trancos e barrancos  " tem feito, principalmente , a escola pública. Educar alguém vai muito além disso. É desenvolver sua capacidade para que  ele próprio tire suas conclusões e forme suas opiniões de maneira convicta, sem medos. É auxiliar e orientar para que se torne um  cidadão indagando, buscando informações, respostas e que não aceite tudo pacificamente. É essencial que aprenda e saiba questionar . Na minha opinião será sempre através dos questionamentos e da busca incessante pelo saber que desenvolveremos cada vez mais nossa capacidade de pensar com  liberdade e equilíbrio. Só assim  conseguiremos  um país melhor, um mundo melhor.  


Tudo isto é o que eu espero de nossos educadores apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Assim como os médicos, eles também  fizeram um  " juramento" comprometendo-se a auxiliar no progresso. 
Quanto a nós, que saibamos reconhecer todo o esforços  e dedicação dos  " verdadeiros " educadores  para que a sua  missão  seja concluída com êxito e tenhamos uma nação mais evoluída, mais digna e  mais ciente dos seus direitos e deveres.   

*Função da inteligência ao adquirir um conhecimento

Parabéns aos  Professores e à todos aqueles que lutam pela educação em nosso país. Muito obrigada !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto