Ser canhoto em um mundo feito para destros


Foto: Nana Sievers

13 de agosto - Dia do canhoto


Não, não sou canhota ao contrário do que você deve estar pensando. Então porque uma “destra” está falando sobre canhotos? Explico:
Tenho vários amigos canhotos e duas coisas sempre me chamaram a atenção: o “malabarismo” para tarefas simples como abrir uma lata por exemplo  e a curiosidade ( científica e sem misticismos ) sobre o motivo pelo qual estas pessoas tem o hemisfério oposto do cérebro  no comando, ao contrário da maioria.

Pesquisando aqui e ali sobre o assunto encontrei algumas informações com bases científicas muito interessantes e que procuram explicar o “canhotismo” ( não sei se existe este termo ) de uma maneira séria.
Os canhotos vivem num mundo em que nada ou “quase nada” foi projetado e  adaptado para eles , este fato , por si só já  torna a vida do indivíduo bastante complicada , ainda mais se pensarmos que vivemos num mundo que exige rapidez , eficiência e  produtividade . Um mundo que não se importa com  as diferenças.

Como eu trabalho com artesanato fica mais fácil  citar a tesoura e a régua como dois bons exemplos para explicar melhor o que mencionei no parágrafo anterior. Vamos lá...
Quando um canhoto segura uma tesoura com a mão esquerda o que  ele faz ? Força as lâminas para fora  e não para dentro( como um destro), com isto, acaba  dificultando o corte. Além do mais, o canhoto não enxerga o que está cortando. Perigoso, não é? Inclusive ,especula-se que, anualmente, morram em torno de dois mil e quinhentos canhotos usando produtos feitos para destros.



Agora vamos pensar na régua. Para nós destros é muito simples e fácil traçarmos  uma reta da esquerda para a direita, mas para o canhoto isso significa passar uma mão por cima da outra . Deu para imaginar? Estes são apenas dois exemplos mas posso citar outros  como a carteira escolar ( um drama para quem escreve com a mão esquerda), o caderno espiral (a mão que escreve fica em cima da armação de arame), o temido abridor de latas e tantas outras coisas que nós destros nem nos damos conta, afinal, o mundo foi feito para nós. Não é assim ? Aliás, não é à toa  que destreza (no sentido de habilidade) vem de destro.

Pesquisando...

Fuçando aqui e ali me deparei com um  artigo que fala de um  renomado cientista chamado Norman Geschwind . De acordo com Geschwind que é  precursor da neurologia comportamental o excesso de testosterona que é o hormônio masculino seria responsável pelo retardo do  desenvolvimento do hemisfério esquerdo do cérebro, fazendo com que o direito torne-se dominante. Como o hemisfério direito controla o esquerdo e vice-versa , esta seria a provável  ou a principal causa do indivíduo se tornar canhoto .

Geschwind acredita que isto explicaria, por exemplo, porque existem mais canhotos que canhotas e diz ainda que eles tem chances maiores de desenvolver doenças relacionadas ao sistema imunológico  como  alergias , alguns tipos de artrite reumatóide, enxaqueca , gagueira e dislexia ( problema de aprendizado envolvendo a linguagem) que ocorre com mais  frequência em canhotos, principalmente, naqueles que foram forçados a mudar de mão quando crianças.



Já na maré contrária existem os pesquisadores que defendem as “causas ambientais”, como é o caso do Dr. Stanley Coren . Para ele todos nós somos destros , e que por algum problema na gestação ou até mesmo na hora do parto esta condição foi alterada. Teoria bastante controversa na minha opinião.  



Há pouco tempo identificou-se, ainda, um gene associado à probabilidade de uma pessoa ser canhota, embora estime-se que a chance de pais canhotos terem um filho nas mesmas condições seja em torno de vinte e seis por cento. Este mesmo gene parece também estar ligado a maiores chances da pessoa desenvolver esquizofrenia  o que  pode explicar a alta incidência de canhotos com esta patologia.
Até bem pouco tempo, embora eu acredite que isto ainda aconteça, muitos canhotos eram obrigados  a abandonar a “predileção” pela mão esquerda para adaptar-se ao mundo dos destros. Há também algumas evidências científicas que apontam a localização do processamento de estímulos visuais e sonoros no lado direito do cérebro, bem como raciocínios ligados à percepção espacial (o que explica a grande incidência de arquitetos canhotos e o sucesso de tenistas canhotos).

Por outro lado, uma série de outras pesquisas mostram  um melhor processamento de novas situações pelo lado direito do cérebro, enquanto que o esquerdo lida particularmente bem com atividades mais corriqueiras. Pode ser este o motivo pelo qual os canhotos carreguem a fama de serem mais inteligentes em algumas áreas do que os destros. Sei lá, pode ser na verdade que os canhotos devido as dificuldades encontradas no dia a dia tenham tido que desenvolver uma capacidade maior de adaptação diante de novas situações e isto faz diferença. Não há o que discutir. 

Outro estudo muito interessante é o da pesquisadora  Charlotte Fauriet e Michel Raymond (Universidade de Montpellier, na França) aborda a hipótese de que por uma natural vantagem nos combates físicos  os canhotos estariam mais associados à violência. E por quê? Supostamente os destros tem maior dificuldade em antecipar os golpes de um canhoto, por isso, os pesquisadores encontraram uma correlação positiva entre as taxas de homicídio e comparação a porcentagem de canhotos em alguns países, ou seja, quanto mais canhotos no país, maior será a taxa de homicídio.É claro que os próprios Fauriet e Raymond argumentam que os canhotos não são mais violentos  mas admitem que  levam vantagem quando brigam.





As causas e as consequências associadas ao uso preferencial de uma das mãos têm sido objeto de vários estudos nos últimos vinte anos. Eles estão inseridos na discussão a respeito de lateralidade: a ideia de uma linha imaginária que divide tudo ao meio e um lado é diferente ou predomina sobre o outro.


E para quem gosta de misticismo...

Sabe-se  que os antigos romanos já olhavam com desaprovação para os canhotos. Numa batalha, por exemplo, a inversão da ordem escudo-espada poderia comprometer toda uma legião criando um ponto fraco, portanto, eles até poderiam ir para o exército, mas antes precisavam deviam treinar  ( e muito ! )com a mão esquerda amarrada nas costas para forçá-los a lutar usando  a espada na mão direita.
A verdade é que desde a idade média existem muitas lendas envolvendo os canhotos. Eles eram considerados bruxos já que o lado esquerdo do corpo sempre foi associado a coisas ruins pela igreja católica que na inquisição (  época da caça as bruxas) associava  fortemente o canhotismo  a feitiçaria, e isto ,já era prova mais que suficiente para queimar o indivíduo na fogueira santa.

Algumas curiosidades

  • Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres.


  • Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.


  • Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.


  • De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento .


  • Canhotos alcançam a puberdade  4 a 5 meses depois dos destros.


  • Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar a luz a crianças canhotas.
  • Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.


  • Na Irlanda o termo usado para denominar o canhoto é "Ciotog" que também significa pessoa estranha.
  • No Japão antigo um homem poderia se divorciar de sua mulher se descobrisse que ela era canhota.


  • No Alcorão, no dia do Juízo Final, aqueles que carregam os livros na mão esquerda sinalizam os que não foram bem-aventurados. O capítulo 56 do livro sagrado muçulmano descreve o destino de cada grupo. Enquanto aos bem-aventurados está reservado o melhor : tronos, água corrente, árvores frondosas, os outros são recebidos com água fervente, ventos escaldantes e uma sombra de fumaça negra.
  •  A mão direita é a das boas ações, como se alimentar, cumprimentar as pessoas. A mão esquerda é usada por Satanás e os demônios em seus atos, por isso, usamos a mão direita para contrariar aquele que é nosso inimigo número um.


  • Para a mão esquerda estão reservadas as tarefas impuras, como a higienização, poupando a direita para as ações puras. É o que acontece por exemplo na Indía .Essa noção ainda é observada em Estados islâmicos mais conservadores, como os do Golfo Pérsico.




Alguns canhotos famosos:


Artistas e escritores:  Beethoven, Leonardo Da Vinci, Michelangelo,  Mark Twain, Friedrich Nietzsche, Tom Cruise, Robert De Niro, David Letterman, Jay Leno, Kurt Cobain, Paul Simon, Steve McQueen, Julia Roberts, Bruce Willis, M.C. Escher, Charles Chaplin, Cole Porter, Marilyn Monroe, Angelina Jolie, jimi Hendrix



Artista: Jimi Hendrix

Políticos e estadistas: Barack Obama, Alexandre o Grande, Napoleão Bonaparte, Benjamin Franklin, Fidel Castro, Gandhi e Bill Clinton.

Atletas: Ayrton Senna, Lionel Messi, Rafael Nadal, John McEnroe, Martina Navratilova, Maradona, Johan Cruyff , Romário

Cientistas: Albert Eisntein


Outros: Henry Ford, David Rockefeller  


É isto.

Um grande abraço,
Deise Donelli


As sombras da vida - Alegoria da caverna







A belíssima e atual obra de Platão

Nesta história em quadrinhos de Maurício de Souza vemos uma referência alegórica sobre a obra'' A República'', do filósofo Platão (400.a.c).

No desenvolvimento da história Piteco representa o indivíduo que conseguiu se libertar e buscar um mundo novo, um mundo de novas possibilidades e oportunidades, já os três homens  levam uma vida limitada porque consideram as sombras que aparecem no fundo da caverna como sendo a única verdade que conhecem.
Enxergam apenas através de seu "inconsciente" limitado a realidade que criaram, onde a mudança ou apenas a  remota possibilidade representa algo ruim e desnecessário, desconhecido e assustador eu diria, porém, após ficarem frente à frente com o mundo maravilhoso e vibrante apresentado fora da caverna conseguem   vê-lo  e entendê-lo de maneira concreta, de maneira real.
Há uma passagem cronológica de tempo até os dias atuais onde Piteco agora representando  um homem do século XXI depara-se novamente com três homens sentados diante da  televisão.
Neste trecho, podemos fazer uma analogia com nossas próprias vidas, pois estamos condicionados a acreditar( muitas vezes) que a única verdade é aquela apresentada pelas mídias televisivas.
Liberte-se ! Não permita que o seu medo e o seu comodismo o impeçam de buscar a sua verdade.



As sombras da vida - VERSÃO MAURÍCIO DE SOUZA


Maurício de Souza também faz "sua" analogia ilustrando de forma alegre e divertida a ideia tão atual deste filósofo.
Ele mostra de maneira primorosa como um texto tão antigo é ao mesmo tempo tão atual mostrando exatamente os conflitos que vivemos hoje e que mesmo após tantos séculos o ser humano ainda é influenciado pelo ambiente que o cerca. Lev Vygotsky ( pesquisador, pensador e psicólogo russo )também acreditava , mas isto já é assunto para um outro post... 

Um abraço,
Deise Donelli

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto