19 de Abril - Dia do Índio


Artista quadro: João Norberto 
( joaonorberto.com )

Dia 19 de Abril  " Dia do Índio" foi escolhido  e criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. Relembra o ano de 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do "Primeiro Congresso Indigenista Interamericano", realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos indígenas na América, o Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Fazendo uma rápida pesquisa acabei descobrindo que em 1910 o mesmo Marechal Rondon já havia criado o "Serviço de Proteção ao Índio" ( SPI ) que mais tarde, em 1967 , foi substituído pela Fundação Nacional do Índio ( FUNAI) que garantiu inúmeros direitos aos índios por lei . Alguns deles como :

- As famílias indígenas não poderiam ser separadas;
- Direito à posse da terra na qual estavam;
- Direito de manterem seus costumes, língua, religião e tradições ;
- Não poderiam ser obrigados a se adequar aos costumes e tradições dos "homens brancos".

É bem verdade que não é que o que vemos hoje em dia, dada a quantidade de denúncias por parte dos índios  e aos inúmeros conflitos que podemos acompanhar pelos noticiários de tempos em tempos. Isto sem contar nas inúmeras irregularidades e descaso por parte dos representantes da FUNAI e os políticos de nosso país.
Esperamos que esse quadro mude com a "tomada de consciência" de nossos governantes e do povo brasileiro no que diz respeito as suas raízes. 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
        Rota 83
        Blog da Julieta ( http://www.blogdajulieta.com.br )



Abaixo uma sugestão de leitura para as crianças sobre este tema:
Coleção: Você Sabia? Índios , da Turma da Mônica ( Maurício de Souza)




O conteúdo vem trazendo informações sobre a cultura, origem e costumes indígenas. Neste, que é apenas um de uma série com vários títulos diferentes ( apresentaremos os demais em outros posts aqui no Studio Manual ) podem ser encontradas várias atividades como jogos e brincadeiras que passam pelas disciplinas de português , matemática e história.
A história é dividida em duas partes contando de uma maneira lúdica para as crianças a chegada do  "homem branco" quando os índios já estavam no Brasil.
Excelente leitura.  


Comidas divertidas - Parte II





















Continuando...

E se a grana está curta para comprar o pratinho indicado no post anterior procurei para vocês uma segunda alternativa .
Basta escolher um tema ( pode ser mar, bichinhos, paisagem, etc...) escolher os alimentos e você mesma ir montando em qualquer prato que tenha em casa ,de preferência colorido para criar um contraste interessante. Depois é só ir ajeitando tudo até formar o desenho que imaginou. Fácil!!!
Mas o melhor mesmo é fazer junto com o seu filhote e aproveitar esse tempinho juntos. Não é legal??? 
Inspire-se na talentosa Jill Dubien no site: http://www.meetthedubiens.com/



Bom apetite !!!














Comidas divertidas - Parte I

Você é uma daquelas mães que ficam à beira de um ataque de nervos quando seu filho não quer  comer ??? Fica chateada achando que seu filho não gosta da sua comida??? Ou você realmente não leva jeito na cozinha ??? rs...rs...rs... 
Se você se encaixa nos dois primeiros casos fique sabendo que nem tudo está perdido e para o terceiro, anime-se!!! Também há salvação!!!

A dica que pode ajudá-la ( e muito!!!) é um  pratinho divertido feito de cerâmica pintada com tinta atóxica chamado de Food Face Plate.
É simplesmente um prato com um rostinho pintado no fundo e a única coisa que as mães tem a fazer é cortar os alimentos ( legumes frutas, purês, etc...) de uma maneira que completem a figura . Desta forma, basta soltar a criatividade e usar um pouco de imaginação para criar assim as características desejadas como mostram as fotos . Que tal tentar???

À venda na Amazon.com


Continua no próximo post. Até já!!!







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto