Uma aula de cidadania no trânsito. Vale a pena assistir ao vídeo( clique em "leia mais")



Aqui o meu intuito não é discutir a questão de aplicação de multas ou não pelo comportamento inadequado de alguns pedestres e até irresponsável de alguns condutores.Minha atenção está focada na abordagem positiva do agente de trânsito Jobson Meirelles de Vila Velha( ES).Com muito bom humor, descontração e, principalmente, gentileza ele mostra que é possível "educar" chamando a atenção e orientando sobre diversas questões relacionadas ao trânsito. Não dá para negar que falamos de um profissional cuja visão de cidadania vai além do que aprendeu na escola ou em seu treinamento antes de ir para as ruas e avenidas. Trata-se de uma visão de vida e a melhor definição está nas palavras do próprio agente Jobson que eu extraí do vídeo.

Nas palavras do agente:

" Meu trabalho é diferenciado por causa do tratamento que eu dou aos condutores e pedestres. Gentileza, gera gentileza.
É necessário que você trate bem as pessoas, você recebe de volta aquilo que planta.Como eu tive uma boa educação aprendi isso de família, porque não é o trânsito que te educa, você leva a educação para onde quiser ".
( Jobson Meirelles)







Exposição dos painéis "Guerra e Paz" de Cândido Portinari

"Os painéis Guerra e Paz representam sem dúvida o melhor trabalho que já fiz...
...Dedico-os à humanidade"...

Cândido Portinari, Agência Reuters, 1957 



Para quem gosta de arte é impossível perder esta oportunidade única de apreciar estes dois  monumentais e magníficos painéis de Cândido Portinari. Cada  um deles mede 14m de altura por 10m de largura  e mostra através das impressões deste excepcional artista , o maior pintor das américas , as faces opostas da guerra e da paz.
Aproveitei a terça-feira de carnaval e fui ao Memorial da América Latina ver de perto esses painéis.Vá! Vá!Vá! Emociona ao vê-los de perto, "quase" ao alcance das mãos.Ainda há para o visitante  três outros espaços : o Salão de Atos Tiradentes, a Galeria Maria Traba e a Biblioteca Latino Americana reservados especialmente para que todos os interessados tenham a oportunidade de ver os estudos preparatórios dos painéis, projeções, alguns objetos pessoais, cartas, rascunhos , esboços, recortes de jornais , fotografias, etc... que explicam toda a preparação de Portinari  para a execução dos painéis.
Recomendo o período da manhã para a visita porque à tarde as filas que se formam são imensas( ver foto),de qualquer forma, vale a pena porque podemos ficar muito próximos as obras e é autorizado tirar fotos desde que não usemos o flash. Há ainda um vídeo lindo em preto e branco mostrando Portinari pintando esses mesmos painéis ao som do poema " A mão"  na voz do próprio Carlos Drumond de Andrade, além de uma outra narrativa na voz de Milton Nascimento. Bom, o melhor é ver com seus próprios olhos e sentir com seu coração. Garanto que faz bem a  alma ...

Já para ver as outras obras não é autorizado tirar nenhuma fotografia e se estiver com uma bolsa grande( como foi o meu caso) temos que deixar no guarda-volumes da exposição.




Visitação:
Terça à domingo das 9h às 18h
Entrada Franca
Memorial da América Latina
Av.: Auro Soares de Moura Andrade, 664 -Metrô Barra Funda- São Paulo -SP


Para seu filho adquirir o hábito da leitura de uma maneira fácil e gostosa

Neste livro, o autor  e poeta( Lalau) juntamente com sua parceira , a ilustradora( Laurabeatriz) mostram de uma maneira lúdica, colorida e alegre todo o nosso alfabeto usando palavras que remetem a fauna,a flora,as lendas e os mitos brasileiros.
Uma maneira própria, leve e original de familiarizar os pequenos com a leitura desde cedo.
Para cada letra uma das letrinhas do nosso alfabeto, foi feito um versinho com referências nacionais. Que ler?




"A letra "D" pegou
Um punhado de raios de sol,
Jogou no meio do rio,
E desse jeito nasceu o dourado"


( Lalau e Laurabeatriz)
Quer ler um poeminha desta dupla?


Descobri que os pássaros
Banham-se no arco íris.
Flores são beijos
que germinam
Durante os sonhos.
Manhãs são esculpidas
Em pleno ar.
Chuvas
Ora são guizos,
Ora sorrisos.
E não existe
Nenhuma diferença
Entre uma criança
E uma estrela-do-mar
( Lalau e Laurabeatriz)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto