Exposição dos painéis "Guerra e Paz" de Cândido Portinari

"Os painéis Guerra e Paz representam sem dúvida o melhor trabalho que já fiz...
...Dedico-os à humanidade"...

Cândido Portinari, Agência Reuters, 1957 



Para quem gosta de arte é impossível perder esta oportunidade única de apreciar estes dois  monumentais e magníficos painéis de Cândido Portinari. Cada  um deles mede 14m de altura por 10m de largura  e mostra através das impressões deste excepcional artista , o maior pintor das américas , as faces opostas da guerra e da paz.
Aproveitei a terça-feira de carnaval e fui ao Memorial da América Latina ver de perto esses painéis.Vá! Vá!Vá! Emociona ao vê-los de perto, "quase" ao alcance das mãos.Ainda há para o visitante  três outros espaços : o Salão de Atos Tiradentes, a Galeria Maria Traba e a Biblioteca Latino Americana reservados especialmente para que todos os interessados tenham a oportunidade de ver os estudos preparatórios dos painéis, projeções, alguns objetos pessoais, cartas, rascunhos , esboços, recortes de jornais , fotografias, etc... que explicam toda a preparação de Portinari  para a execução dos painéis.
Recomendo o período da manhã para a visita porque à tarde as filas que se formam são imensas( ver foto),de qualquer forma, vale a pena porque podemos ficar muito próximos as obras e é autorizado tirar fotos desde que não usemos o flash. Há ainda um vídeo lindo em preto e branco mostrando Portinari pintando esses mesmos painéis ao som do poema " A mão"  na voz do próprio Carlos Drumond de Andrade, além de uma outra narrativa na voz de Milton Nascimento. Bom, o melhor é ver com seus próprios olhos e sentir com seu coração. Garanto que faz bem a  alma ...

Já para ver as outras obras não é autorizado tirar nenhuma fotografia e se estiver com uma bolsa grande( como foi o meu caso) temos que deixar no guarda-volumes da exposição.




Visitação:
Terça à domingo das 9h às 18h
Entrada Franca
Memorial da América Latina
Av.: Auro Soares de Moura Andrade, 664 -Metrô Barra Funda- São Paulo -SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto