Seu próximo papel é ser mãe

Antes de ser mãe a mulher desempenha diversos papéis na sociedade : filha, aluna, amiga, profissional, namorada.
Esses papéis trazem consigo um mecanismo delicado com fases gradativas do desenvolvimento orgânico e psíquico, levando- se em consideração o grau de adaptação das condições ambientais do indivíduo em qualquer momento de sua vida.
Sendo, portanto, o desempenho deles fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial feminino.

Muitos são os questionamentos acerca do desempenho feminino nas diferentes funções a que ela se dedica, mais precisamente a função materna. O papel da mãe em nossa sociedade vem carregado de polêmicas e posições contrastantes trazendo questionamentos sobre o que é ser mãe. A sociedade atual gera conflitos por não saber qual posição tomar diante da maternidade e do que este papel representa. Essas novas escolhas conflitam diretamente com os pressupostos tradicionais sobre como deveriam ser as mães.

Até o século XIX a  principal função social da mulher era a maternidade. À partir daí, com a vinda da "Revolução Industrial", as mulheres ingressam no mercado de trabalho, que até então  não representava um sonho de realização pessoal e sim uma necessidade para as mulheres de classe menos favorecida enquanto esperavam por um casamento. Só à partir do século XX o papel de trabalhadora passa a ser uma realização pessoal além da maternidade.

Embora a mulher tenha um papel ativo na sociedade e no mercado de trabalho, criaram-se para elas dificuldades em conciliar o ser mãe  e o ser profissional. A visão psicanalítica enfatiza a mãe como um fator importante na formação psíquica da criança, sendo responsável ,de modo simplista, por determinar a saúde ou a doença psíquica de uma criança. As mães podem ter dificuldades ao se relacionar com o bebê devido aos seus "próprios conflitos internos,dificuldades que talvez estejam ligadas as experiências pelas quais passaram quando criança" ( Winnicott , 1999, p. 23).

Faria( 2009), fala sobre o significado da maternidade para a mulher na atualidade, enfocando os sentimentos e mudanças relacionadas a este momento. A autora observa que a principal dificuldade da mulher está em conciliar o tempo para ficar com os filhos e a atividade profissional. Afetando todo o tipo de vínculo estabelecido entre mães e filhos na atualidade. Outro fator importante de discussão na maternidade é a imagem corporal:

"A preocupação das mulheres com a aparência e  com ´serem vistas` é uma defesa compreensível num mundo que ainda não reconhece o valor intrínseco* da condição feminina"
( Dowling,1998, p.14).

No livro Complexo de Perfeição de Collet Dowling a autora analisa o amor-próprio feminino. Segundo Dowling, o narcisismo saudável das meninas cresce à medida que a criança se desenvolve. Isso ocorre pelo fato das mães serem o espelho de suas filhas .Não como um espelho que reflete, mas que distorce. A autora faz uma análise da sociedade em que essa mulher se desenvolve. As cobranças feitas sobre a condição feminina de trabalhadora, mãe e mulher. A imagem feminina de mulher moderna nem sempre condiz com a realidade.
" Muitas mulheres ainda tentam se definir através de um desempenho voltado para o agrado e a aceitação"( Dowling, 1998, p. 16). As cobranças começam desde a tenra infância na vida das mulheres: ser boa filha, melhor aluna e galgar uma vida profissional de sucesso. O que por outro lado as obriga a abrir mão de muitas outras coisas que se tornam secundárias em suas vidas: família e vida social, por exemplo.

Por Karin Lucy Silva Martiniano

Psicóloga clínica e  pós- graduada em Educação à distância  ( Universidade Dom Bosco) CRP: 06/103584
www.karinlucy.com.br

* que se passa no interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto