Bullying*.Nos últimos tempos temos ouvido muito sobre este assunto. Tem sido bastante abordado pela mídia sensacionalista mais preocupada com o IBOPE (devido as imagens chocantes )do que pelos efeitos provocados em que sofre este tipo de violência. Fatalmente, você já deve ter sofrido algum tipo de bullying* no período escolar e, provavelmente, com o passar dos anos a questão deve ter ficado para trás, voltando à tona em raros momentos de sua vida, mas a questão é: nem todos encaram tudo da mesma forma, temos que compreender que para alguns , o bullying* machuca deixando marcas profundas na parte mais importante de nosso ser: a alma. Mexe com os sentimentos, com a essência. Pensando nisto, resolvi abordar um pouco deste tema para que você se integre um pouco mais com este universo e possa contribuir tomando medidas de cidadania. Este papel é de extrema importância para que esta prática seja banida de nossa sociedade.
Com certeza, não será a primeira , muito menos, a última vez ,que falo de bullying* por aqui. Trata-se de um assunto complexo, polêmico e extremamente dolorido para quem sofre os abusos provocados por ele. Atrevo-me a dizer pelas estatísticas, pela falta de informação das pessoas, pela mídia e pela falta de leis em nosso país que este comportamento deplorável, vergonhoso e inaceitável não deixará de existir tão cedo.
Penso que o bullying* mostra o quanto somos animalescos, ressalta o que temos de pior e escancara a nossa covardia.
Quem pratica traz à tona apenas uma das inúmeras facetas da violência, pois, infelizmente, vemos todos os dias muitas outras formas de agressão. Quem pratica bullying* não tem empatia pelo outro, não tem respeito, não mede consequências, esconde sua inferioridade moral e vive na ignorância.
Não são doentes e , se forem , é da alma. Falta-lhes humanidade e a certeza da impunidade é sempre dada como certa. Impunidade adquirida pela falta de informação de muitos e , infelizmente, pela falta de leis em nosso país.
Muitos ignoram o assunto, não sabem exatamente do que se
trata,não dão importância. Outros ainda,não ouvem, não querem enxergar, não
fazem questão de buscar maiores informações e pior: classificam-no como “
briguinha de criança”. Será??? Este é um dos grandes problemas...
Mas antes de continuar convido você a assistir ao vídeo abaixo. Trata-se do gentil e especial Theo Chen , de Cingapura. Ele tem apenas 12 anos de idade e faz um desabafo comovente e genuíno sobre os abusos (psicológicos ) sofridos por ele apenas porque gosta de postar seus vídeos na internet.
Theo é desrespeitado, humilhado, diminuído. Tem sua sexualidade questionada e comentada por todos ( conhecidos ou não )porque gosta de música, porque gosta de arte, porque é sensível. Neste vídeo, ele faz um apelo ao bom senso, a liberdade de expressão e a liberdade de escolha. Com seus olhinhos “puxadinhos” e tristes nos olha através da câmera buscando respostas que não terá tão cedo. De qualquer forma, ensina dentro do seu mundo e das suas possibilidades que não devemos desistir de nós mesmos, seja em qual circunstância for.
Este é Theo Chen...
Mas, afinal, o que é Bullying*
?
Bullying* é qualquer tipo de abuso contínuo (físico ou verbal) com a intenção de ferir e
onde há também um desequilíbrio de poder
entre o bully* ( quem pratica) e a vítima (quem sofre o abuso).
Os comportamentos de
bullying podem ser:
Diretos- Pegar no pé, ameaçar, bater ou
roubar os pertences da vítimas, etc...
Indiretos- Espalhar fofocas, isolar um colega
excluindo-o do grupo,etc..
Em geral, os meninos envolvem-se mais no Bullying* direto,
enquanto as meninas no indireto , embora existam exceções à regra .
Para quem não sabe existem dois perfis psicológicos de
indivíduos que praticam bullying* . São
eles: o bully- puro e os bully- vítima.
Os indivíduos que praticam o bully-puro geralmente buscam
popularidade e respeito entre os colegas
através do abuso de poder estabelecido e do controle. As pesquisas
apontam um forte perfil psicológico e
gosto pela popularidade social , o que lhes dá mais confiança para a prática
sem que se preocupem com as consequências de seus atos. A humilhação do outro
(o mais fraco ) é a sua grande recompensa.
Já os bully-vítimas ,ao contrário do que o nome sugere são bem mais perigosos que os primeiros .
Alguns autores os descrevem como agressivos,
violentos, impulsivos e sem limites. Não agem para conseguir poder e
respeito como os bully-puros, agem movidos pela
raiva e pela vingança porque
também já foram vítimas de bullying*. Neste caso, se isto for verdade, é bem
provável ( segundo os especialistas) que a vitimização tenha destruído sua
auto-estima transformando-os em agressores potenciais. Sentem prazer com a dor
e o sofrimento de suas “vítimas” ( física e emocionalmente ) e defendem-se de
suas ações sempre alegando que foram provocados.
O que é considerado
somente agressão?
Quando dois indivíduos estão brigando ou discutindo cada um age de maneira dura e agressiva para resolver uma questão ou disputa. Ambos sabem se defender e estão em “pé de igualdade”, por isso, não temos o bullying* caracterizado. Além do mais, de modo geral, a questão que motivou o desentendimento sempre tem um ponto final.Isto é o que caracteriza agressão. É claro que o indivíduo* deve aprender a se defender na hora certa, sem necessidade de “sair no tapa”. Estes conflitos são naturais, saudáveis e responsáveis pelo fortalecimento da auto confiança. É assim que crescemos, amadurecemos. As diferenças são inevitáveis, mas os conflitos ocasionados podem ser controlados ou amenizados. Em uma época em que a sociedade vive inúmeros conflitos internos , muitas vezes, ao contrário do que se pensa o bullying* começa em casa. Em casa ??? Sim. Em casa. Como ??? Na falta de equilíbrio, na falta de maturidade e, principalmente, no desrespeito entre os pais. A perturbação familiar abre espaço para gritos, zombarias, brigas entre irmãos . A falta de dialógo e de regras impera,não há consenso, bom senso e esta “rotina” desrespeitosa continua dia a dia, ano após ano. Infelizmente, em grande parte dos casos ,esteS filhos não tem outra “figura de autoridade” que possa intervir cabendo apenas participar como “fantoches” de uma peça de extremo mal gosto. São pais ausentes, omissos, incapazes de incentivar, interagir, participar. Deixam seus filhos a mercê da televisão que fica encarregada de educá-los durante boa parte do dia. Televisão que de inocente nada tem e o que é colocado à disposição da criança é de conteúdo duvidoso. Nem mesmo os desenhos infantis escapam , muitos carregam conteúdos de violência velada ou disfarçada, isto sem falar nos jogos de vídeo game. Cabe aos pais e responsáveis filtrarem tudo isto. Entende o tamanho da responsabilidade? É nossa tarefa. Pense nisto.
A Secretaria Estadual de Educação ( SEE) em parceria com o Cartoon Network lançaram em maio de 2013 o “kit bullying*.Trata-se de um material bastante interessante destinado aos pais ,professores, estudantes ,responsáveis e todos aqueles que estão ligados a educação. O kit é composto por seis apostilas separadas por assunto e tem uma abordagem bastante simples e didática. Chega de bullying* integra ações no canal de televisão, no Facebook e na internet.Conta inclusive com um abaixo- assinado virtual que tem a função de fomentar discussão do assunto dentro das escolas. Vale a pena conferir e ficar por dentro do conteúdo. Estão disponíveis apenas na versão on-line.Para saber mais acesse os links abaixo:
Não,
não sou canhota ao contrário do que você deve estar pensando. Então porque uma “destra”
está falando sobre canhotos? Explico:
Tenho
vários amigos canhotos e duas coisas sempre me chamaram a atenção: o
“malabarismo” para tarefas simples como abrir uma lata por exemplo e a curiosidade ( científica e sem misticismos
) sobre o motivo pelo qual estas pessoas tem o hemisfério oposto do cérebro no comando, ao contrário da maioria.
Pesquisando
aqui e ali sobre o assunto encontrei algumas informações com bases científicas
muito interessantes e que procuram
explicar o “canhotismo” ( não sei se existe este termo ) de uma maneira séria.
Os
canhotos vivem num mundo em que nada ou “quase nada” foi projetado e adaptado para eles , este fato , por si só já torna a vida do indivíduo bastante complicada
, ainda mais se pensarmos que vivemos num mundo que exige rapidez , eficiência e produtividade . Um mundo que não se importa
com as diferenças.
Como
eu trabalho com artesanato fica mais fácil citar a tesoura e a régua como dois bons
exemplos para explicar melhor o que mencionei no parágrafo anterior. Vamos
lá...
Quando
um canhoto segura uma tesoura com a mão esquerda o que ele faz ? Força as lâminas para fora e não para dentro( como um destro), com
isto, acaba dificultando o corte. Além do mais, o
canhoto não enxerga o que está cortando. Perigoso, não é? Inclusive
,especula-se que, anualmente, morram em torno de dois mil e quinhentos canhotos usando produtos feitos para destros.
Agora
vamos pensar na régua. Para nós destros é muito simples e fácil traçarmosuma reta da esquerda para a direita, mas para
o canhoto isso significa passar uma mão por cima da outra . Deu para imaginar? Estes
são apenas dois exemplos mas posso citar outroscomo a carteira escolar ( um drama para quem escreve com a mão
esquerda), o caderno espiral (a mão que escreve fica em cima da armação de
arame), o temido abridor de latas e tantas outras coisas que nós destros nem
nos damos conta, afinal, o mundo foi feito para nós. Não é assim ? Aliás, não é
à toa que destreza (no sentido de habilidade) vem de destro.
Pesquisando...
Fuçando
aqui e ali me deparei com um artigo que
fala de um renomado cientista chamado
Norman Geschwind . De acordo com Geschwind que é precursor da neurologia comportamental o excesso de testosterona que é o hormônio masculino seria responsável pelo
retardo do desenvolvimento do hemisfério
esquerdo do cérebro, fazendo com que o direito torne-se dominante. Como o
hemisfério direito controla o esquerdo e vice-versa , esta seria a
provável ou a principal causa do
indivíduo se tornar canhoto .
Geschwind
acredita que isto explicaria, por exemplo, porque existem mais canhotos que
canhotas e diz ainda que eles tem chances maiores de desenvolver doenças
relacionadas ao sistema imunológico como
alergias , alguns tipos de artrite
reumatóide, enxaqueca , gagueira e dislexia ( problema de aprendizado
envolvendo a linguagem) que ocorre com mais frequência em canhotos, principalmente,
naqueles que foram forçados a mudar de mão quando crianças.
Já na maré contrária existem os pesquisadores que
defendem as “causas ambientais”, como é o caso do Dr. Stanley Coren . Para ele
todos nós somos destros , e que por algum problema na gestação ou até mesmo na
hora do parto esta condição foi alterada.Teoria bastante controversa na minha opinião.
Há
pouco tempo identificou-se, ainda, um gene associado à probabilidade de uma
pessoa ser canhota, embora estime-se que a chance de pais canhotos terem um
filho nas mesmas condições seja em torno de
vinte e seis por cento. Este mesmo gene parece também estar ligado a
maiores chances da pessoa desenvolver esquizofreniao que pode explicar a alta incidência de canhotos
com esta patologia.
Até
bem pouco tempo, embora eu acredite que isto ainda aconteça, muitos canhotos
eram obrigados a abandonar a
“predileção” pela mão esquerda para adaptar-se ao mundo dos destros. Há também
algumas evidências científicas que apontam a localização do processamento de
estímulos visuais e sonoros no lado direito do cérebro, bem como raciocínios
ligados à percepção espacial (o que explica a grande incidência de arquitetos
canhotos e o sucesso de tenistas canhotos).
Por
outro lado, uma série de outras pesquisas mostram um melhor processamento de novas situações
pelo lado direito do cérebro, enquanto que o esquerdo lida particularmente bem
com atividades mais corriqueiras. Pode ser este o motivo pelo qual os canhotos
carreguem a fama de serem mais inteligentes em algumas áreas do que os destros.
Sei lá, pode ser na verdade que os canhotos devido as dificuldades encontradas no dia a dia
tenham tido que desenvolver uma capacidade maior de adaptação diante de novas
situações e isto faz diferença. Não há o que discutir.
Outro
estudo muito interessante é o da pesquisadora
Charlotte Fauriet e Michel Raymond (Universidade de Montpellier, na
França) aborda a hipótese de que por uma natural vantagem nos combates
físicos os canhotos estariam mais
associados à violência. E por quê? Supostamente os destros tem maior
dificuldade em antecipar os golpes de um canhoto, por isso, os pesquisadores
encontraram uma correlação positiva entre as taxas de homicídio e comparação a
porcentagem de canhotos em alguns países, ou seja, quanto mais canhotos no
país, maior será a taxa de homicídio.É claro que os próprios Fauriet e Raymond
argumentam que os canhotos não são mais violentos mas admitem que levam vantagem quando brigam.
As
causas e as consequências associadas ao uso preferencial de uma das mãos têm
sido objeto de vários estudos nos últimos vinte anos. Eles estão inseridos na
discussão a respeito de lateralidade: a ideia de uma linha imaginária que
divide tudo ao meio e um lado é diferente ou predomina sobre o outro.
E para quem gosta de misticismo...
Sabe-se que os antigos romanos já olhavam com
desaprovação para os canhotos. Numa batalha, por exemplo, a inversão da ordem
escudo-espada poderia comprometer toda uma legião criando um ponto fraco,
portanto, eles até poderiam ir para o exército, mas antes precisavam deviam
treinar ( e muito ! )com a mão esquerda
amarrada nas costas para forçá-los a lutar usando a espada na mão direita.
A
verdade é que desde a idade média existem muitas lendas envolvendo os canhotos.
Eles eram considerados bruxos já que o lado esquerdo do corpo sempre foi
associado a coisas ruins pela igreja católica que na inquisição ( época da caça as bruxas) associava fortemente o canhotismo a feitiçaria, e isto ,já era prova mais que
suficiente para queimar o indivíduo na fogueira santa.
Algumas curiosidades
Existem
duas vezes mais homens canhotos do que mulheres.
Canhotos
recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.
Entre
gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.
De
modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento .
Canhotos
alcançam a puberdade4 a 5 meses depois
dos destros.
Estatisticamente,
as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar a luz a crianças canhotas.
Tênis,
beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.
Na
Irlanda o termo usado para denominar o canhoto é "Ciotog" que também
significa pessoa estranha.
No
Japão antigo um homem poderia se divorciar de sua mulher se descobrisse que ela
era canhota.
No
Alcorão, no dia do Juízo Final, aqueles que carregam os livros na mão esquerda
sinalizam os que não forambem-aventurados. O capítulo 56 do livro
sagrado muçulmano descreve o destino de cada grupo. Enquanto aos
bem-aventurados está reservado o melhor : tronos, água corrente, árvores
frondosas, os outros são recebidos com água fervente, ventos escaldantes e uma
sombra de fumaça negra.
A
mão direita é a das boas ações, como se alimentar, cumprimentar as pessoas. A mão esquerda é usada por Satanás e os
demônios em seus atos, por isso, usamos a mão direita para contrariar aquele
que é nosso inimigo número um.
Para a mão esquerda estão reservadas as tarefas impuras, como a higienização, poupando
a direita para as ações puras. É o que acontece por exemplo na Indía .Essa
noção ainda é observada em Estados islâmicos mais conservadores, como os do
Golfo Pérsico.
Alguns canhotos famosos:
Artistas e escritores: Beethoven, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mark Twain, Friedrich Nietzsche, Tom Cruise, Robert De Niro, David Letterman, Jay Leno, Kurt Cobain, Paul Simon, Steve McQueen, Julia Roberts, Bruce Willis, M.C. Escher, Charles Chaplin, Cole Porter, Marilyn Monroe, Angelina Jolie, jimi Hendrix
Artista: Jimi Hendrix
Políticos e estadistas: Barack Obama, Alexandre o Grande, Napoleão Bonaparte, Benjamin Franklin, Fidel Castro, Gandhi e Bill Clinton. Atletas: Ayrton Senna, Lionel Messi, Rafael Nadal, John McEnroe, Martina Navratilova, Maradona, Johan Cruyff , Romário Cientistas: Albert Eisntein Outros: Henry Ford, David Rockefeller
Nesta história em quadrinhos de Maurício de Souza vemos uma referência alegórica sobre a obra'' A República'', do filósofo Platão (400.a.c).
No desenvolvimento da história Piteco representa o indivíduo que conseguiu se libertar e buscar um mundo novo, um mundo de novas possibilidades e oportunidades, já os três homens levam uma vida limitada porque consideram as sombras que aparecem no fundo da caverna como sendo a única verdade que conhecem.
Enxergam apenas através de seu "inconsciente" limitado a realidade que criaram, onde a mudança ou apenas a remota possibilidade representa algo ruim e desnecessário, desconhecido e assustador eu diria, porém, após ficarem frente à frente com o mundo maravilhoso e vibrante apresentado fora da caverna conseguem vê-lo e entendê-lo de maneira concreta, de maneira real.
Há uma passagem cronológica de tempo até os dias atuais onde Piteco agora representando um homem do século XXI depara-se novamente com três homens sentados diante da televisão.
Neste trecho, podemos fazer uma analogia com nossas próprias vidas, pois estamos condicionados a acreditar( muitas vezes) que a única verdade é aquela apresentada pelas mídias televisivas.
Liberte-se ! Não permita que o seu medo e o seu comodismo o impeçam de buscar a sua verdade.
As sombras da vida - VERSÃO MAURÍCIO DE SOUZA
Maurício de Souza também faz "sua" analogia ilustrando de forma alegre e divertida a ideia tão atual deste filósofo.
Ele mostra de maneira primorosa como um texto tão antigo é ao mesmo tempo tão atual mostrando exatamente os conflitos que vivemos hoje e que mesmo após tantos séculos o ser humano ainda é influenciado pelo ambiente que o cerca. Lev Vygotsky ( pesquisador, pensador e psicólogo russo )também acreditava , mas isto já é assunto para um outro post...
Esta é uma linda ideia para quem gosta de decoração em estilo mais romântico.
Para fazer esta mandala você irá precisar de:
- Vários círculos de crochê de diferentes cores e tamanhos. Aqui o que vale é a criatividade de cada um, por isso, os círculos não precisam ser todos iguais. Este é o charme.
- 01 bexiga ( a da foto é grande ) mas vale uma menorzinha também.
- fio, soquete , lâmpada ou você poderá procurar nas grandes lojas de material de construção pelo "kit luminária de teto", já vem com tudo e sai um pouquinho mais barato no final.
-Cola branca ( misturada com um pouquinho de água )
-01 vasilha para que você possa "mergulhar" os círculos de crochê na misturinha de cola e água.
Como fazer:
1- Encha uma bexiga e a coloque num apoio ( copo, xícara, pote ) cujo diâmetro seja o suficiente para acomodá-la .
2- Dilua a cola com um pouco de água dentro da vasilha.
3- Comece mergulhando um círculo de crochê um pouco maior que servirá como base para toda a montagem ( ver foto 01). A abertura central deste círculo maior de crochê é por onde passará o kit luminária. Quando chegar neste ponto pode chamar o maridão , é o que eu faço sem o menor pudor quando eu preciso. rs...
4- Repita o passo 03 com todos os outros círculos de crochê acomodando-os um a um sobre a bexiga.
5-Terminada esta etapa espere os círculos secarem completamente e estoure a bexiga.
6- Os círculos ficarão com o formato arredondado da bexiga que você usou como base e estarão firmes em função da cola utilizada. Não esqueça de utilizar a cola de rótulo azul. Há boas marcas no mercado.
7- Para finalizar, encaixe o que agora já é uma cúpula de crochê no kit luminária que eu comentei .