Falando um pouco sobre o brincar na infância

Foto: Studio Manual




Muito tem se falado sobre o brincar e de sua funcionalidade no desenvolvimento infantil. Vemos diariamente na mídia o apelo comercial das industrias de brinquedos infantis que a cada dia bombardeiam as crianças com novidades tecnológicas que nem sempre se prestam ao verdadeiro papel do brincar, o desenvolver e o ensinar.
Winnicott fala sobre o brincar em uma esfera emocional, como pano de fundo para a formação do ser humano. Ele utiliza o termo objeto transacional (que pode também ser um brinquedo) como suporte infantil para que a criança aguente a ausência materna. 
No contexto clinico o brincar é utilizado para que a criança possa se expressar ou extravasar suas emoções e também um excelente interventivo terapêutico. Para tanto utilizo brinquedos de fácil manejo, preferencialmente confeccionados em madeira, tecido ou pelúcia. Também busco incentivar a criança a criar seus próprios brinquedos  para estimular a criatividade, a auto-estima, o autocontrole ou apenas para se divertir.
Os pais e educadores precisam estimular o brincar infantil com brinquedos criativos e funcionais, que desenvolvam as habilidades psicomotoras. Para tanto precisam participar ativamente desse processo tanto de escolha dos brinquedos como do brincar, fortalecendo o vínculo afetivo e estimulando a criatividade.


Karin Lucy Silva Martiniano
Psicóloga clinica
Crp:06/103584
www.karinlucy.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto