( imagem internet ) |
Essa data não foi criada apenas para comemorar o dia da mulher. Ela é importante para se lembrar das lutas e direitos femininos.
O propósito é acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Apesar das conquistas e alguns reconhecimentos, ainda somos submetidas, principalmente, a salários inferiores aos dos homens, desvantagens profissionais e financeiras em cargos semelhantes e a violência masculina. Sem contar as jornadas de trabalho doméstico, maternais, conjugais...
O artigo 5 não deixa margem para dúvidas que nossa Constituição oferece princípios de igualdade entre homens e mulheres desde 1988, porém, inúmeras vezes na prática, isso é bem diferente da realidade.
( imagem internet ) |
Dia 08 de março foi a data escolhida para o Dia Internacional da Mulher simbolizando a emancipação feminina porque neste dia em 1857, em Nova York, operárias de uma fábrica de tecidos realizaram uma passeata e depois ocuparam o local onde trabalhavam fazendo uma grande greve.Pediam melhores condições de trabalho, redução da carga horária para dez horas já que a fábrica exigia que trabalhassem dezesseis horas por dia.
( imagem internet ) |
Reivindicavam salário igual ao dos homens que recebiam três vezes mais para fazer exatamente o mesmo trabalho. Pediam também tratamento digno no ambiente de trabalho, férias e outros direitos.
Eram aproximadamente 130 tecelãs que não queriam deixar a fábrica até que os proprietários prometessem cumprir todas as exigências. Com a chegada da polícia no local, tudo foi fechado(e acreditem!) os próprios patrões incendiaram a fábrica com todas essas trabalhadoras dentro. Infelizmente, todas morreram queimadas e ninguém foi punido de forma exemplar.
( imagem internet ) |
Somente em 1910 foi determinado que o dia 08 de março fosse reconhecido como o Dia Internacional da Mulher em homenagem as tecelãs que morreram em 1857 reivindicando direitos justos e apenas em 1975 ( cento e dezoito anos depois) é que essa data foi oficializada pela ONU ( Organização das Nações Unidas).
De qualquer forma, apesar das dificuldades, como mulheres não podemos deixar de lado nossa força e muito menos deixar de reivindicar sempre nossos direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi !
É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual