Falando um pouquinho sobre nossos bichinhos de estimação


( imagem internet )
Levando em consideração que os cães e gatos foram submetidos ao processo de domesticação a mais de 15 mil anos atrás, a relação e o convívio existente entre o ser humano e estes animais têm passado por constantes transformações no decorrer dos séculos. Na atualidade cães e gatos passaram cada vez mais a fazer parte de inúmeros lares e considerados como membros integrantes das nossas famílias, seja na qualidade de “filhos”, “melhor amigo” ou até mesmo como “nossos afilhadinhos”. No entanto, para que o nosso convívio entre os “peludinhos” mantenha-se saudável é necessário adotar algumas medidas simples, no que se refere à saúde de ambos. Pois existem determinadas doenças de caráter zoonótico, ou seja, que acometem e são transmitidas entre os animais e o próprio ser humano, caso não ocorra uma efetiva e correta prevenção por parte dos proprietários dos bichanos...

( imagem internet )
            O convívio e a presença de um animal na vida de uma criança apresenta importância em diferentes vertentes. Porque auxilia a desenvolver o amor, carinho e respeito pelos animais de um modo geral. Contribui também para que a criança desenvolva algumas características cognitivas como ter discernimento para avaliar e determinar o que é certo ou errado dependendo das circunstâncias do momento. Permite que a criança adquira a responsabilidade de cuidar de outro ser vivo na maioria inocentes e indefesos como é o caso dos filhotinhos de cães e gatos. Estimula a criança a cumprir com os horários e responsabilidades estipulados pelos pais e mães no que se refere aos horários da brincadeira, horário específico para dormir e descansar, horários para compartilhar as diferentes refeições com a família sentada ao redor de uma mesa, visto que os pais podem argumentar que se os filhos “comerem tudinho como fazem os animais” eles também vão crescer e ficar fortinhos com saúde... O convívio com os cães e gatinhos também permite que as crianças desenvolvam o sentimento de gratidão, amor incondicional sem esperar nada em troca, respeito aos pais e demais adultos do seu convívio, aprendem a compartilhar e dividir os seus pertences – como por exemplo, os brinquedos, as bolas, o espaço na casa para brincar e permanecer e que os animais não devem ser alvo de maus tratos, nem submetidos a brincadeiras agressivas que possam desencadear acidentes. Outro benefício gerado por esse constante convívio entre crianças e animais é a atividade física decorrente das brincadeiras que acarreta em uma vida mais saudável e bem estar de ambos.

( imagem internet )
Portanto mamães, à partir do momento que decidirem ampliar a família através de um cãozinho ou gatinho é necessário informarem-se previamente sobre esse animal, sobre as suas características, peculiaridades, necessidades básicas e cuidados indispensáveis para que haja um equilíbrio entre saúde, lazer, bem estar e convívio com o novo membro da família!! Porque ter um animal como membro integrante da família não se limita apenas em dar comidinha, água e caminha... É necessário também proporcionar carinho, atenção, passeios diários e frequentes, agir sem agressividade, não permitindo que o animal seja dominante perante a sua família.
Sendo crucial adotar ou adquirir com cuidado um animal com porte ou tamanho adequado ao espaço físico do seu lar, pois um animal de grande porte não terá um espaço suficiente para se locomover e conviver de forma satisfatória quando inserido em um pequeno apartamento ou até mesmo em uma residência desprovida de quintal ou espaço amplo, e que tenha apenas locais ensolarados impedindo que o animal opte por relaxar em um lugar com sombreamento. Outro ponto crucial é determinar o local onde o animal vai fazer as suas necessidades fisiológicas, sendo que o ideal é que seja em um local distante das tigelinhas de ração e água, pois estas devem estar sempre protegidas do sol e de animais errantes que por ventura possam adentrar na sua residência acidentalmente. É necessário estipular desde o primeiro dia os compartimentos e locais da casa ou apartamento em que o animalzinho vai ter ou não acesso limitado.


( imagem internet)
No que se refere à alimentação do seu “bichano” é de vital importância que você opte por oferecer uma ração ou dieta de acordo com o estipulado pelo médico Veterinário do seu animal. Evite fornecer água não tratada assim como alimentos mal processados ou ainda crus. Sempre que for possível instrua os seus filhos para não oferecer guloseimas, chocolate, pão, refrigerantes, bebidas alcoólicas, pipocas e outros tipos de alimentos que não são apropriados a alimentação dos cães e gatos e que certamente mais cedo ou mais tarde vão prejudicar a saúde e o bem estar do seu animalzinho, visto que o organismo dos cães e gatos não está preparado para receber esse tipo de dieta totalmente desequilibrada em relação aos nutrientes necessários para garantir a saúde e um adequado desenvolvimento.
Levando em consideração que os animais assim como o ser humano estão constantemente expostos e suscetíveis a adquirir determinadas enfermidades de cunho infeccioso ou não, a conduta a ser adotada pelos proprietários preocupados com a saúde e bem estar dos seus “Bichanos – cães e gatos” é dirigir-se rotineiramente a um médico veterinário de sua preferência para que possa ser efetuada a prevenção e imunização através de vacinas, vermifugação e avaliar a condição de saúde do seu cãozinho ou gatinho periodicamente.
A questão da higiene corporal dos animais é diferente da adotada pelo ser humano, ou seja, os cães e gatos não necessitam de banhos diários. Exceto em ocasiões especificas como tratamentos dermatológicos entre outros prescritos por um médico veterinário. Nunca faça uso de creolina ou derivados diretamente na pele do animal, pois tal produto é destinado apenas para a higiene do ambiente, caso contrário desencadeia danos a saúde dos animais.
( imagem internet )
No que diz respeito a higienização do ambiente no qual o animal faz as suas necessidades, de modo geral devem ser preconizadas algumas medidas de higiene, como a remoção diária das fezes provenientes dos animais, descarte adequado das mesmas,                                                       higienização e desinfecção diária do ambiente com auxílio de produtos apropriados para este fim.
Consulte um médico veterinário de sua preferência para se informar sobre a possibilidade de prescrever um vermífugo específico para o seu animalzinho, objetivando a prevenção contra endoparasitas (vermes) e ectoparasitas (pulgas, carrapatos, etc). Aproveite a ocasião para informe-se sobre a possibilidade da castração do seu animal e seus benefícios que vão além da prevenção de uma prenhes indesejada assim como prevenir um possível tumor na próstata, tumor de mamas, tumor no útero, complicações como agressividade, demarcação excessiva de território, entre outros problemas e enfermidades.
No momento de programar uma viagem na qual vai levar o seu bichinho, consulte um médico veterinário para caso seja necessário atualizar e imunizar com vacinas e vermifugação adequadas de acordo com a espécie animal e o destino da viagem em questão.
Se por ventura o seu cãozinho ou gato são indisciplinados ou de difícil convívio, é preconizado recorrer ao auxilio de profissionais capacitados em comportamento e adestramento de animais para reverter essa situação desagradável. Pois nunca opte pelo abandono!!!
Portanto, caso estas medidas de higiene e cuidados diários anteriormente descritos forem implementados na rotina do seu lar aliadas a consultas periódicas ao médico veterinário vai contribuir de forma mais eficiente para a prevenção de uma possível enfermidade garantindo o convívio e uma vida mais saudável para a sua família e seus companheirinhos de quatro patas...  
                                                                                             IRACELMA BRANDÃO DE MATOS MACHADO
                                      MÉDICA VETERINÁRIA 
Formada pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP


2 comentários:

Oi !

É sempre muito bom saber o que você tem a dizer.
Um grande abraço !!!
Deise Donelli
Studio Manual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo
Meu Studio Manual © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto